INDEPENDENTE DO RESULTADO QUE VOCÊ ALMEJA NA SUA EMPRESA O CAMINHO É A COMUNICAÇÃO
Veja como resolvemos o problema de uma Empresa aplicando o Método do Programa ComunicAção para Ação. A experiência vivida nessa empresa, que chamamos de “Empresa A” para preservar sua identidade, foi no mínimo inusitada, uma vez que a raiz do problema era algo completamente atípico. Com este relato, você entenderá porque a Informação muitas vezes é um ponto cego no negócio, uma vez que o visível são as consequências geradas pela falta ou má qualidade da informação e não o problema de informação em si.
A direção da empresa A, em nossa conversa inicial, apontou que o problema na qual vinha enfrentando era de que a equipe de produção (insumo para cadeia calçadista) não havia atingido as metas de produção pelo terceiro mês consecutivo. A Ação inicial foi averiguarmos se as metas não estavam superdimensionadas em relação ao número de integrantes das equipes e se algum item havia sido acrescentado à produção do produto. Avaliamos também o nível de habilidade de cada empregado, dentre outros indicadores que poderiam estar impedindo o atingimento das metas. A constatação foi de os indicadores averiguados estavam alinhados com as metas de produção estipuladas. No entanto, a empresa já estava entrando no quarto mês e com base nos números produzidos nos primeiros dias do mês a projeção indicava que as metas não seriam atingidas mais uma vez. O único dado concreto que tínhamos era de que a queda na produção passou a ocorrer após empresa mudar o setor de produção de pavilhão, coincidência ou não, foi quando a produção caiu.
A partir dessas informações, realizamos Pesquisa Interna para Diagnóstico do Processo junto aos públicos envolvidos e desenvolvemos um Blueprint (um mapeamento minucioso do Processo). Todos os detalhes do processo foram observados e anotados e cronometrados a cada passo. A equipe de produção estava dividida em duas ilhas de trabalho para execução da função, cada uma contendo o mesmo número de funcionários e o número de horas trabalhadas. No entanto, uma produção de uma das ilhas era menor do que a outra e por mais que alterna os empregados nas ilhas dos números, nessa ilha, permanecem abaixo do projetado. Tínhamos uma incógnita for desvendar! Aplicamos outras técnicas de pesquisa, com expectativa de entender o que estava causando o problema, desta vez, como conversas com os empregados ocorridos em pequenos grupos, onde cada integrante compartilha informações sobre o Processo em questão, mesmo quando a entidade não era relevante. Foi quando uma das integrantes do grupo comentou que o pavilhão antigo não era frio como no novo. Essa colocação ativou uma luz de alerta e considerou essa informação reinicializada como configurações do processo. E bingo! É encontrava-se ou desencadeador do problema. O novo pavilhão, embora fosse um local muito melhor do que o antigo em vários aspectos, não penetrava em algum momento e, por conta do frio (era inverno), os empregados estavam indo mais no banheiro. Isso explica a queda da produção no todo. Mas ainda não explicava que a produção será oriunda de uma das ilhas. Observando mais atentamente o contexto de produção, foi possível perceber que uma ilha que apresentava menor rendimento ficava do lado oposto do banheiro. Já em outra ilha, fica ao lado dele. Averiguando o tempo de deslocamento dos integrantes da ilha que estavam distantes do banheiro até chegar nele, era insignificante, mas o somatório do tempo de deslocamento no mês tornava-se extremamente significativo, para produzir, inclusive, uma produção na mesma.
Observe, neste caso empírico, a importância dos termos Informações de qualidade para obter a raiz do problema. Mas isso é possível quando permite a construção de ambientes de trabalho com interação e troca. É uma interação colaborativa dos funcionários que pode conhecer como particularidades de cada processo . É uma interação que surge em Informação, pontos falhos, assim como novas idéias e sugestões. Na interação e troca, os empregados têm condições de observar e observar o Processo, como práticas, o comportamento dos participantes e os significados resultantes dessas interações nas relações do cotidiano da empresa e, isso, conduz a identificação do ponto cego da Informação de Uso problemas nos Processos e também da sua solução.
O grande diferencial do Método do Programa de Ação de Ação para Ação é uma forma como a Informação é construída na empresa: por meio de troca, interação e conhecimento entre os envolvidos no Processo, portanto, por meio de Comunicação.