O que é coaching?
Que tal iniciarmos falando sobre o que não é coaching? No senso comum existe muitos mitos sobre o que seja coaching, então, vamos apontar um a um e desmistificá-los. Um deles, é o de que coaching é aconselhamento. Coaching também não é consultoria, nem treinamento, nem terapia, mentoria ou análise. Você deve estar questionando: mas então, o que é coaching? É me-to-do-lo-gia. É uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional voltada para o individuo ou equipes. Para o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o coaching, além de uma metodologia de aceleração de resultados “é uma filosofia de vida” que prima pelo desenvolvimento do ser humano como um todo. A melhor maneira de se compreender por que o coaching é metodologia, é conhecendo como o termo se originou.
Origem do termo
O termo coach é de origem inglesa e foi empregado pela primeira vez na Hungria para designar carruagem de quatro rodas, veículo do século XVIII conduzido por um coacher (cocheiro) e muito usado por alunos nobres das universidades inglesas. O passageiro era transportado em uma carruagem pelo cocheiro, mas quem dava a direção era o passageiro. Assim como o cocheiro que conduzia a carruagem e levava o passageiro ao destino desejado, o coach (pessoa que conduz o processo) por meio de perguntas instigantes leva o coachee(pessoa que é conduzida) ao seu estado desejado. O termo originado lá na idade média e a analogia com o processo de coaching está justamente na similaridade do método usado no processo de condução do cliente: quem define o destino em um caso como no outro é o cliente.
O papel do coach
O papel do coach, como condutor do processo, é inspirar o coachee a buscar seus objetivos e a iniciar o processo de mudança que entenda necessário em sua vida. Por meio de perguntas poderosas, técnicas e ferramentas adequadas à necessidade de cada cliente, o coach,habilidosamente, conduz o coachee a refletir sobre o que o impede de estar no estado desejado. Na prática, o coach ilumina o caminho para que o cliente possa avançar em áreas que se apresentem desafiadoras, ajudando-o a conhecer suas habilidades e competências e a iniciar o movimento em direção ao estado desejado. O papel do coach é maximizar o potencial do coachee, buscando extrair dele todo seu potencial. Esse processo de aprofundamento do autoconhecimento pode levar a descoberta do seu propósito de vida e avançar na construção evolutiva de seu legado. Nesse nível, é onde ocorre a integralização do ser humano, com ele mesmo, com o outro e com o mundo.
Ao contrário de outros métodos que criam dependência, o processo de coaching tem começo, meio e fim. Em sessões individuais, trabalha-se junto com o cliente um objetivo de sua preferência por vez, em até 10 sessões.
Como o processo de coaching pode contribuir para sua empresa?
Assim como no processo de coaching individual no processo de coaching com equipes, em empresas, o cliente define o objetivo e aonde deseja chegar. O processo ajuda a alcançar objetivos específicos, desenvolver habilidades, aprimorar competências, ajuda também no desenvolvimento e aprimoramento da gestão e liderança, na motivação das equipes e na produtividade, propicia melhor performance para atingir resultados extraordinários, melhora a comunicação e a interação das equipes, dentre outros resultados que o coaching oferece.
Seja o processo de coaching desenvolvido com uma equipe ou individual, é um processo que visa aumentar o nível de resultados e melhorar a performance, por meio do uso de ferramentas, técnicas e metodologia, numa parceria sinérgica entre o coach (profissional habilitado para a função) e o coachee (cliente).
Comente aqui no post quais os desafios que você está enfrentado para empreender seu negócio, para que eu possa te conhecer mais e produzir conteúdos que te auxiliem na tua jornada como empreendedor.