A Coca-Cola em seu novo comercial, pautado no conceito “Abra a Felicidade” inova em termos de comunicação, ao produzir sentidos, que até então, acredito não haviam sido explorados na propaganda. Todos nós conhecemos o som emitido nos caixas de supermercado ao fazer a leitura do código de barras dos produtos que compramos, não é mesmo? Este procedimento é o diferencial na propaganda da Coca-Cola. O comercial mostra o interior de uma loja de supermercado, onde um consumidor ao passar um dos produtos da Coca-Cola, em vez do tradicional bip eletrônico na leitura do código de barras, a registradora emite um sinal sonoro remetendo a música da Coca-Cola, o chamado “happy beep” (bip da felicidade), que é o som característico da marca Coca-Cola em seus comerciais. Ao ouvir o bip, o consumidor vivencia uma experiência sensorial diferenciada, através do efeito sonoro produzido pelo próprio caixa do supermercado. O consumidor, é claro, ao ouvir o som e reconhecê-lo, é agradavelmente surpreendido e instantaneamente abre um sorriso. Em seguida, outros caixas também começam a emitir o mesmo bip, sempre que o código de barras faz a leitura em algum produto da Coca-Cola; automaticamente outros sorrisos se abrem. O bip da felicidade também chama a atenção dos consumidores que não estão no processo de compra dos produtos Coca-Cola, mas o reconhecem e também sorriem ao serem surpreendidos. A ação automaticamente provoca um sorriso nos consumidores, motivados pela grata surpresa. Percebe-se claramente que para o desenvolvimento da ação as possíveis reações do consumidor foram pensadas, e, o sorriso seria a reação mais lógica. Essa ação reafirma a importância de se pensar o comportamento do consumidor em todo processo de compra na construção da comunicação, de forma a explorar todos os sentidos possíveis postos em movimento nesse processo. Sabe-se que a disputa da marca pela atenção do cliente é cada vez mais acirrada, na categoria refrigerantes essa disputa não se restringe somente entre os gigantes (Coca-Cola e Pepsi-Cola), mas também as tubaínas (marcas de refrigerantes mais populares, devido seu valor). Com essa ação a Coca-Cola angariou imagem de marca através do comercial, mas, sobretudo suscitou comentários nas redes sociais e muitos views (visualizações do comercial no YouTube). Se você também tiver curiosidade em conhecer o comercial é só clicar. Sua visualização, é claro, também vai contabilizar views para a marca Coca-Cola.