SE VOCÊ DESCONHECE SUAS HABILIDADES, CORRE O RISCO DE TER ATITUDES INAPROPRIADAS COM SUA EQUIPE!
Há algum tempo realizei consultoria à uma empresa que estava enfrentando problemas com as equipes. Essa empresa atua no segmento de varejo e possui três lojas: duas lojas estão localizadas na mesma cidade e a terceira cerca de 40km destas. Na reunião de briefing com um dos diretores da empresa ele expôs que o problema que motivou a solicitação dos meus serviços era a disputa que havia sido travada entre os empregados das três unidades. Esse episódio havia gerado um clima insustentável, afetando a performance das equipes, o desenvolvimento do trabalho e as metas de vendas da empresa. Por essa razão, conforme suas palavras: “gostaria de promover a reintegração dos funcionários”, pois entendia que essa ação resolveria o problema. Iniciei o trabalho pautada no Método do meu Programa Comunicação para Ação. Na primeira etapa realizei Pesquisa Interna para Diagnóstico nas três unidades; promovi sessões isoladas e em grupo com alguns funcionários utilizando técnicas e ferramentas de coaching. Conversei com os gestores e com os diretores e posteriormente com alguns clientes, até obter material suficiente e um diagnóstico preciso do problema. O diagnóstico apontou que existia um pano de fundo por trás da disputa que havia se instaurado entre os empregados das lojas: a raiz geradora do problema estava na forma “como” um dos diretores compartilhava a Informação e as atividades junto aos funcionários de cada unidade. A forma como ele liderava as equipes gerava ciúmes e competição entre os empregados das unidades, resultando em um clima organizacional nocivo, afetando os processos, a receita e a imagem da empresa, uma vez que os clientes presenciavam determinadas atitudes impróprias dos empregados. A partir desse diagnóstico, iniciei um Processo de Coaching com o diretor, que necessitava desenvolver habilidades comportamentais e de comunicação para melhorar sua performance de líder junto às equipes. E por fim, implementei um processo de reintegração entre os funcionários das três lojas, gestores e direção.
Trouxe este exemplo empírico para mostrar que o ponto cego da Informação, neste caso, estava na forma “como” o diretor da empresa compartilhava a Informação junto aos empregados de cada unidade, ou seja, como ele se comunicava com sua equipe. E para mostrar a importância do empreendedor ter autoconhecimento, pois se o empreendedor desconhece suas habilidades é provável que também desconheça quando está compartilhando Informação com má qualidade. Um indicador é quando a gestão do negócio e a liderança junto às equipes apresenta problemas, como o Caso de Empresa aqui relatado. É importante ressaltar que Informar não é Comunicar. Informação é “O que” você compartilha. Comunicação é “como” você compartilha.
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