TODOS NÓS POSSUÍMOS ALGUM TALENTO!
Conheci esta menina nas ruas de Veneza tocando violino para ganhar algum dinheiro. Esta imagem é amplamente divulgada na internet, mas por que ela nos impacta tanto se têm no mundo milhares de crianças nas ruas fazendo alguma atividade em troca de dinheiro? Na minha opinião é porque talento, no senso comum, é atribuído somente àquelas atividades menos comuns, como as artísticas, por exemplo. Imagino que se essa mesma menina estivesse ali preparando algum alimento não impactaria tanto, porque a atividade de cozinhar é vista como comum. Em razão dessa maneira como talento é entendido, muitas pessoas acreditam que não possuem nenhum talento. No entanto, todos nós possuímos algum.
POR QUE A MAIOR PARTE DAS PESSOAS NÃO RECONHECEM SEUS TALENTOS?
A principal razão de as pessoas não reconhecerem seus talentos é o entendimento que talento é algo incomum, que estaria mais próximo a um dom. Sob essa visão, teríamos a sorte de nascer com um dom ou passaríamos o resto da vida sem explorar nossos talentos, por não reconhecermos em atividades usuais que ali pode estar um grande talento. É justamente esse engano que a maior parte das pessoas cometem, não apostam que seu talento possa emergir de uma atividade comum. Um talento não desenvolvido nunca será forte e se não é forte, de nada adianta. Você pode saber cozinhar e, é claro, é uma atividade comum a muitas pessoas. Mas se esse é o seu talento e você investe nele, ou seja, alia à ele conhecimento e técnica, esse pode tornar-se o seu ponto forte. E, certamente se tornará no maior Chef de cozinha da sua cidade, estado, país ou mundo, você é que determinará a abrangência do seu talento. Então, o primeiro passo para reconhecer seu talento é parar de tentar reconhecê-lo apenas em atividades extraordinárias, pois ele pode aflorar de atividades bem simples. No momento de reconhecer as próprias qualidades, vale avaliar o seu desempenho nas atividades corriqueiras, em vez de procurar algo grandioso em que se sobressaia.
POR QUE É TÃO IMPORTANTE RECONHECERMOS NOSSOS TALENTOS
Analisa Brum, em seu livro Endomarketing Estratégico, fala sobre o resultado de uma pesquisa com brasileiros no trabalho e aponta que o percentual de pessoas infelizes no trabalho chega a 39%. A pesquisa salienta que essa insatisfação pode ter como principal componente a falta de conhecimento do funcionário sobre o seu talento, item fundamental para a felicidade na carreira, pois quando o indivíduo sabe qual atividade é mais adequada ao seu perfil, maior é a sua proximidade com o sucesso. Obviamente que desenvolver um trabalho que dê prazer, a chance de alcançar o sucesso será infinitamente maior. Quanto mais conhecemos nossos talentos, maiores são as possibilidades de colocá-los à disposição de nosso próprio crescimento como indivíduos e também da sociedade como um todo.
Desde o início da minha trajetória profissional até hoje, o meu fazer sempre girou em torno da comunicação, empresas, estratégias, marketing, pessoas, dentre outros. Mas no momento em que comecei a usar o meu conhecimento para ajudar outras pessoas a se conhecerem e autodesenvolverem, passei a viver o meu verdadeiro talento. Embora eu não tenha mudado de profissão, apenas redirecionando a maneira de fazer, me propiciou o avançar no desenvolver meu trabalho com mais significado. O meu resultado, hoje, é infinitamente maior em termos de satisfação, fato que reverbera no resultado financeiro. Não escolha a sua atividade pensando no retorno financeiro, mas naquilo que lhe dá prazer e o retorno financeiro virá por consequência. Você já deve ter ouvido o ditado: faça o que ama e não precisará trabalhar um dia sequer na sua vida. Então, a pergunta é: o que você faria hoje, mesmo que não recebesse um centavo para isso?
ALGUMAS PISTAS PARA VOCÊ RECONHECER SEUS TALENTOS
Uma maneira de reconhecer seus talentos é observar aquilo que você faz sem esforço e à vontade; aquilo que te absorve de tal maneira que você nem percebe o que ocorre na sua volta. Ao ser completamente absorvido, pela atividade, você entra em fluxo (ou flow, em inglês) e nem percebe o tempo passar. Outras pistas para reconhecer seus talentos é observar aquilo que as pessoas costumam te pedir ajuda, pelo fato de você fazer melhor do que ninguém. Observe, quais os assuntos estão sempre presentes em suas conversas; O que você tem facilidade para aprender; O que você gosta de fazer nas horas vagas também é uma pista para descobrir seus talentos. Ou ainda, investigar quais eram suas brincadeiras favoritas quando criança e o que lhe empolgava em cada uma delas.
Talvez estas pistas não tenham sido suficientes para você reconhecer seus talentos e ainda tenha dúvidas. Talvez você os reconheça, mas esteja preso a um trabalho desenvolvido de forma mecânica, sem emoção, por medos e crenças que não lhe permitem avançar e iniciar o trabalho que realmente ama e lhe dá prazer. Se você se identificou com alguma destas situações e deseja um acompanhamento mais próximo, posso te ajudar nessa jornada. Para isso, uso a metodologia Self Coaching e a ComunicAção para Ação, método que desenvolvi para que o meu cliente entre em ação de forma segura em busca dos objetivos, sustentado por um planejamento e pautado em estratégias diferenciadas e experienciadas.
Se preferir, apenas comente aqui no post a sua opinião ou dúvidas sobre esse assunto. Talvez o seu comentário ajude outras pessoas que pensam ou sentem da mesma forma que você. O seu comentário também contribuirá para que eu possa te conhecer mais e, assim, produzir conteúdos que te auxiliem na sua jornada.